Para todas as realizações há um tempo certo.

 


Cheguei esta semana aqui em João Pessoa com o objetivo de comemorar meu aniversário e quem sabe ficar aqui um período mais longo para estudar as possibilidades de me mudar logo para cá. Quem me conhece sabe que há algum tempo desejo muito vir para esta cidade linda que para mim é um lugar especial. Mas nem tudo é da maneira que a gente deseja e a vida vai nos colocando amarras que às vezes torna difícil de se libertar.

Enfim, às vezes gostaria de ser inconsequente e agir seguindo só as emoções. Falei isso assim que cheguei aqui. A praia linda, o calor, a lua cheia, as pessoas amistosas, a comida deliciosa, uma vida mais simples, tudo isso me encanta e me inspira. Quero ficar aqui, não quero voltar!!! Voltar para a rotina, para as obrigações, para as atitudes que as pessoas esperam de mim.

Essas emoções tomaram conta de mim, desde que pisei aqui. Esta já foi a terceira visita à cidade e desde a primeira já havia decidido que aqui é o meu lugar. Ontem, indo ao shopping, estacionamos o carro numa vaga em frente a uma farmácia. Assim que chegamos, um cuidador de carro nos abordou e nós perguntamos se podíamos deixar o carro ali enquanto íamos comer.

Ele falou: " Podem sim! E podem trazer para mim a comida que sobrar"? Aquela frase já me abalou. Na hora de atravessar a rua, vinham muitos carros e não tinha sinal. Ele percebeu nossa dificuldade e se atirou na frente dos carros para que a gente pudesse atravessar. Ele foi inconsequente naquele momento.

Agradecida, fiquei pensando naquela situação. Pensei, vou comprar uma comida para ele ou vou dar um dinheiro para que ele possa fazer uma refeição digna. Comemos nossa pizza, bebemos nosso vinho, nossa cerveja. Uma refeição privilegiada de pessoas privilegiadas.

Com o dinheiro na mão, voltamos ao carro. Entreguei a ele. Deus abençoe, amém.  Ele falou: "Leiam Eclesiaste 3.1, tudo tem o tempo certo". Nossa, pensei: muito doido ele falar isso agora para mim. Ele continuou falando: "Escrevi no vidro, leiam."

Não sou religiosa, nem mesmo conheço a Bíblia, mas as palavras que aquele cuidador faminto, sem dentes, foi a resposta para as minhas angústias. Cheguei no flat e fui ler o Eclesiaste 3.1 que dizia:

1Para todas as realizações há um momento certo; existe sempre um tempo apropriado para todo o propósito debaixo do céu.

2Há o tempo de nascer e a época de morrer, tempo de plantar e o tempo de arrancar o que se plantou,

3tempo de matar e tempo de curar, tempo de derrubar e tempo de edificar,

4tempo de chorar e tempo de rir, tempo de lamentar e tempo de dançar.... 

Tudo tem o tempo certo. Não adianta querer ser inconsequente que talvez a dor seja maior depois de atitudes intempestivas. O tempo vai chegar. Dê o primeiro passo. Estava escrito no vidro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lembrança de ser criança

As imagens ficam.